top of page

A DIFICIL COLETA DE DESCARTADOS

Sabe-se de longa data que a fase da coleta dos produtos e materiais descartados pela sociedade é a fase mais difícil da Logística Reversa, seja ela realizada organizadamente ou não, pois envolve a dispersão geográfica dos pontos de coleta que tornam o seu custo diretamente proporcional à esta dispersão e às distâncias envolvidas. Certamente é um dos principais motivos pelo baixo nível e reciclagem dos materiais descartados, cerca de 3 a 5% do total produzido.

A coleta de descartados em centros urbanos pode ser realizada das seguintes formas: coleta informal, coleta seletiva domiciliar, postos de devolução voluntária, coleta domiciliar de produtos de grande porte. A seguir as principais características de cada tipo de coleta.

· Coleta informal

o Realizada por catadores independentes porta a porta com sistema de consolidação em bairros e em processadores de maior envergadura (sucateiros ou mais atualmente cooperativas).

o Coleta é parcial aos produtos descartados com a escolha do material a ser coletado. Este aspecto é muito importante porque somente são coletados os materiais e produtos que apresentam valor de revenda, ou seja, papel e material metálico em geral. Normalmente os plásticos comuns não são coletados, indo então para o lixo comum e não serão reciclados.

o Triagem, separação e venda (cooperativas). Cooperativas de prefeituras ou independentes.

o Não apresenta regularidade em frequência. Isto significa que caso não haja a coleta o material irá para o lixo comum misturando-se com o lixo orgânico e não será reciclado. Este aspecto também torna menos previsível a alimentação da cadeia que se segue.

o Processamentos prévios em empresas processadoras para envio aos recicladores ou diretamente à reintegração na produção.

o Peculiaridade no Brasil é a coleta de lata de alumínio realizada por uma grande quantidade de pessoas não especificamente catadores devido ao alto preço dessa sucata.


· Coleta domiciliar seletiva


o Coleta empresarial organizada coletando produtos de pequeno porte, papéis, metais, plásticos, embalagem em geral etc. Em muitos países existem coletas semanais distintas para cada tipo de descartável.

o Descartados são previamente separados o que facilita tanto a coleta como evita a mistura sempre nociva ao processamento subsequente.

o Evita a mistura com o lixo orgânico aumentando a expectativa de índice de reciclagem dos materiais.

o Característica de países desenvolvidos, com alta eficiência e obrigatória.

o Coleta de todos os descartáveis assim atribuídos

o Realizada de porta em porta em domicílios, comercio e indústria, com transporte adequado.

o Custos significativamente maiores em relação à coleta do lixo. Este aspecto torna-se um dos maiores empecilhos para o seu desenvolvimento em países subdesenvolvidos.

o Frequência regular destinando resíduos a triagem e separação para venda.


· Coleta por devolução voluntária em postos de coleta

o Serviços organizados e mais apropriados para produtos de porte médio, garrafas de vidro, de natureza durável como eletroeletrônicos, líquidos, entre outros.

o Postos logisticamente distribuídos com sistemas automáticos ou manuais de aviso de coleta

o Postos de devolução voluntária logisticamente bem estudados, garantindo adequadas distancias e capacidades locais para o funcionamento do sistema. É absolutamente necessário adequar os pontos de devolução às conveniências do consumidor, ou seja, a quantidade e localização deles serem acessíveis, caso contrário o sucesso do sistema estará comprometido.

o Se distancias aos pontos de devolução e sinergias de coletas simultâneas de produtos de naturezas diferentes não forem utilizadas inteligentemente, entre outros aspectos logísticos, o sistema terá pouca chance de sucesso. No caso de plásticos acredita-se que o sucesso será ainda mais difícil.

o Por melhores que sejam as intenções este sistema tem eficiência baixa em geral, salvo em condições socioeconômicas em países desenvolvidos.

o Oferta de incentivos à devolução voluntária como desconto pela troca de um produto usado na compra de outro novo ou algum tipo de bonificação poderá surtir efeito.


· Coleta domiciliar de produtos de grande porte


o Coleta organizada e simultânea com a entrega de produto novo

o O transporte de entrega deve prever o carregamento do produto usado assim como ter planejado o seu destino.

o Ainda pouco observado no Brasil infelizmente. Produto de grande porte será doado ou abandonado!





Comments


bottom of page