ESG - LOGÍSTICA REVERSA - ECONOMIA CIRCULAR : UMA COMPLEMENTARIDADE AMBIENTAL

Sem exceção, todas as mídias em qualquer parte do mundo, fazem referência à sigla ou movimento ESG envolvendo as empresas e instituições mais representativas da sociedade. Sua citação, e mais recentemente sua adoção por empresas líderes no mercado, tornou essa sigla singularmente importante, principalmente devido ao avanço das calamidades extemporâneas do clima, à emergência das ideias de diversidade social de todas as espécies e principalmente à falta de transparência de empresas e governos.

Enquanto, até a pouco, as ideias de sustentabilidade nas empresas, na busca de sua perenização no mercado, privilegiavam os resultados econômicos, sendo os aspectos ambiental e social considerados como complementos marginais de suas atividades, com o avanço das ideias do ESG tem-se uma significativa mudança de padrão de preocupação. Os aspectos econômicos são considerados inerentes Seaos negócios, porém as ideias de sustentabilidade são alteradas na busca da aquisição de um novo “status” da instituição, principalmente no setor financeiro.

A sigla ESG, no idioma inglês (environment, social, governance), tem cada vez mais sido usada como uma forma de medir o quanto uma empresa ou instituição está comprometida com os aspectos ambientais, sociais e de governança em suas operações. Em outras palavras, o quanto elas estão empenhadas em oferecer estas três condições aos seus principais interessados (stakeholders): funcionários, clientes, comunidade, fornecedores, acionistas, governo etc.

E (Environment)= (ambiental)

Refere -se às práticas de uma instituição em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação sobre temas como: aquecimento global; poluição ambiental; biodiversidade; conservação de florestas; eficiência energética; gestão de resíduos; escassez de água.

S (Social)= (social)

Indica a interação da instituição com as pessoas: satisfação dos clientes; proteção de dados e privacidade; diversidade da equipe; engajamento dos funcionários; relacionamento com a comunidade; respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.

G (Governance)= (governança)

Relaciona-se ao nível de cumprimento de boas práticas e transparência apresentada: composição do conselho; estrutura do comitê de auditoria; conduta corporativa; remuneração dos executivos; relação com entidades do governo e políticos; canal de denúncias.

Esta sigla ESG distintiva, atribuída a certas empresas e instituições, embora ainda carecendo de medições mais universais, busca identificar aquelas que têm estas preocupações por meio de efetivas atitudes e estratégias nesses três aspectos. A distinção de ser uma empresa ESG tem permitido a elas melhores oportunidades de lucratividade nas bolsas de valores e prioridades em projetos. Instituições bancárias e de fomento de projetos, além de fundos de investimento em bolsas de valores em todo o mundo oferecem melhores condições à estas qualificadas empresas.

Observa-se, portanto, que embora as ideias de ESG e da tradicional definição de sustentabilidade “triple botton line” com seus 3 eixos: econômico, ambiental e social,”, sejam muito próximas com a substituição do eixo de econômico pelo importante tópico de Governança, o objetivo do uso da sigla ESG está principalmente relacionado à sua distinção no meio financeiro.

Embora a sigla ESG, Logística Reversa de Pós-consumo e a Economia Circular apareçam em contextos diferentes na mídia em geral, o eixo ambiental está presente em todas as três, tornando-as complementares sob o aspecto ambiental.

Esta ênfase em citações financeiras e sua aplicação já observada da sigla e movimento ESG, com suas novas e salutares preocupações, certamente beneficiará as áreas de Logística Reversa de Pós-consumo e de Economia Circular, na medida em que envolve questões relacionadas a recursos e valoração financeiros que impactam mais fortemente nas empresas.

Trata-se, portanto, de mais um impulso que vem se juntar à estas últimas áreas citadas, muito comentadas mas ainda pouco reconhecidas como de importância fundamental para a sociedade moderna.