top of page

CLRB - LOGÍSTICA REVERSA COMPLETA 12 ANOS

O CLRB nasceu no ano de 2008 por sugestão de empresas atuando no Brasil, tais como Correios, Telefônica, Hp, Oxil, Silcon, Exata Logística, Rapidão Cometa, Revista Tecnologística, além de acadêmicos e profissionais da área de logística.

Seu idealizador e fundador, Prof. Eng.º Paulo Roberto Leite, com mais de 30 anos de experiencia em empresas multinacionais, 36 anos como professor universitário em engenharia e administração de empresas, e 23 anos de pesquisa e publicações em Logística Reversa além de intensa atividade na divulgação de suas bases teóricas e práticas.

Seus livros e artigos, frutos de intensa pesquisa acadêmica, em grande número permitiram dar a conceituação e categorização da Logística Reversa a partir de suas primeiras publicações em 1998. Tem publicado suas pesquisas em inúmeros congresso acadêmicos e em revistas especializadas no Brasil e no exterior.

Em 2003 publicou o primeiro livro da América Latina sobre esta área, e um dos primeiros na biblioteca mundial: "Logística Reversa - Meio Ambiente e Competitividade", sob o selo Prentice Hall, uma referência bibliográfica nacional e internacional, após a 2ª edição em 2009, teve seu subtítulo modificado em sua 3ª edição em 2017 para "Logística Reversa - Sustentabilidade e Competitividade". de profissionais e acadêmicos, com interesse em incrementar o conhecimento nos diversos segmentos da Logística Reversa.

Das publicações, palestras e cursos universitários resultou o interesse do empresariado brasileiro incentivando-me à criação do CLRB-Conselho de Logística Reversa em 2008, que mais tarde teria a denominação atual de CLRB - Logística Reversa.

O CLRB Logística Reversa tem como missão oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa, colaborando para melhorar as práticas operacionais da Logística Reversa, compartilhando e contribuindo com sua difusão, propiciando capacitação profissional e soluções em nosso país, além de network empresarial especializado em seus eventos.

bottom of page